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Terceira Via   

O transporte de cargas no Brasil vive uma situação muito critica em função de diversos fatores, dentre eles, destacamos a insuficiência de infra-estrutura básica para sua realização, com destaque para a precariedade do modal ferroviário. Isto faz com que tenhamos um grande paradoxo nos preços dos serviços: pelo lado dos embarcadores, os custos são extremamente elevados por não poderem contar direta ou indiretamente com o modal ferroviário, fazendo com que suas margens fiquem relativamente aquém daquelas de empresas semelhantes em economias que contam com outros modais de transporte mais apropriados, principalmente para empresas do varejo que vêem suas margens sendo corroídas com o descontrolado aumento das importações. Pelo lado das empresas CONVENCIONAIS de transporte rodoviário de cargas, os preços dos serviços não são suficientes para o funcionamento sadio e totalmente dentro das condições tributarias vigentes!

Em suma, o frete é alto para quem paga e muito baixo para as empresas que o realizam!(Tomemos como exemplo a maior empresa de transporte CONVENCIONAL, a MERCURIO, que teve que ser adquirida pela multinacional italiana TNT!)

Dada a situação acima, a grande maioria das empresas embarcadoras, principalmente as grandes redes do varejo, utilizam o TAC (Transportador Autônomo de Cargas) diretamente, como forma de reduzir os seus custos. Entretanto, essa alternativa traz uma série de inconvenientes, dentre eles: a dificuldade de padronização em um alto nível de serviço de entregas em face da grande lacuna de conhecimento e tecnologia existente entre as partes, desfocalização da estrutura do embarcador para assegurar a correta gestão da infinidade de requisitos jurídicos a fim de evitar elevados passivos trabalhistas e responsabilidades cíveis, exposição a constrangimentos com a sociedade em situações em que o prestador de serviços por ignorância e/ou despreparo venha a ferir valores como zelo com o meio ambiente (ex.: caminhões “queimando óleo”), ajudantes menores, “trabalho escravo” e a impossibilidade de poder contar com créditos fiscais pela ausência do CTRC (Conhecimento do Transporte Rodoviário de Cargas).

A Atos Logistica, ciente dos fatos acima e também da lei 11442 de 05/01/07, desenvolveu o que chamamos de terceira via em transporte rodoviário de cargas, ou seja, o transporte continua a ser executado pelo  transportador autônomo, agora trabalhando para a Atos, e esta por sua vez  permite que  o embarcador  continue a contar com os custos competitivos e  o excelente comprometimento que só se consegue com o “motorista dono do caminhão”, fator indispensável para o sucesso na produtividade das entregas. Isso tudo sob uma administração experiente e estruturada (jurídica, tributária, tecnológica, operacional e financeira), assegurando como resultado um sistema de transporte de altíssimo nível!

 
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